domingo, dezembro 03, 2006

[Qatar] - Mil e uma noites

Ontem à noite perdi-me num dos lugares mais fascinantes que conheci...

Num labirinto enorme de cale e madeira escura, paredes propositadamente mal acabadas, arcos, colunas, salas pequenas, salas grandes, páteos e recantos escondidos onde não há acesso directo e para lá ir temos de ir através de uma janela de uma casa qualquer... Um sitio que não me impôs restrições, pude ir a todo o lado sem que houvesse uma porta com fechadura a barrar-me a passagem...realmente um lugar vindo de um sonho das mil e uma noites...









Na foto acima, fotografei um dos páteos de que falei anteriormente...para aqui chegar só dava através de uma pequena janela de uma casa...parecia ser destinada sómente a um punhado de gente, que para ir lá teria de se encavalitar numa janela...saltei de casa em casa, vista em vista...qual Miguel no país das maravilhas...



Adjacente a esta medina, está o souq waqif, o souq original de Doha, presente desde tempos remotos...completamente reconstruido pelo Emir...é "a menina dos seus olhos" e garantem-me que adora passear por aqui sozinho, - e como eu perder-se e sonhar, imagino - todas as sextas feiras por volta das 18h...







Terminei a noite numa esplanada (juntamente com este senhor entretido talvez a escrever um sms à namorada), situada num terraço, primeiro andar por cima de um café naquele souq...pedi uma chicha de maçã e ali fiquei, confortavelmente instalado num banco comprido amolfadado, a deixar absorver a atmosfera extremamente quente e confortável daquele lugar... entre bafos decidi que quero capturar esta atmosfera para a "ainda-não-minha" nova casa.

É uma pena que este sitio em Doha seja uma raridade, uma vez que os monstros de betão, ditos "edificios lindissimos" predominam na paisagem desta cidade tão heterógenea.

Sem comentários: