quinta-feira, novembro 30, 2006

[Qatar] - Pela porta do cavalo, ao estilo de Beirute

Serge é o meu novo amigo libanês.

Foi na sua companhia e através dos seus contactos com a "famiglia libanesa" que consegui ontem assistir ao ensaio geral da abertura dos jogos asiáticos...

Serge havia recebido uma chamada de um amigo libanês durante a hora do almoço, o qual ele não via já à muito tempo. O sujeito explicou-lhe que estava a trabalhar na organização dos jogos asiáticos e que lhe iria oferecer um convite duplo para o dito ensaio...
Saímos da Q-Tel por volta das 18h30, e fomos a toda a velocidade até à Sport City, a "cidade" recentemente criada para albergar o evento...pois as portas já haviam fechado às 18h...
Ao chegarmos lá, deparámo-nos com uma multidão bastante heterógenea, enfurecida por não ter conseguido entrar, ainda que com bilhetes.
Ao falar novamente com o seu "contacto" libanês, foram-nos dadas instruções de nos afastarmos da multidão, e dirigirmo-nos a um local próximo, mais discreto.

Ao chegarmos ao terreno baldio, no seu mais natural ar, o amigo libanês estava a vestir uma farda da policia local dentro de um jipe policial (!!)...

Berchote tinha tudo para ser um tipo saido dos filmes de holywood, a sua expressão constante era um misto de galã de cinema com "o tipo que se safa sempre", via-se que vivia para fazer estes filmes rebuscados e que tomava especial prazer pela clandestinidade controlada. Disse-nos para entrarmos no jipe e mantermos uma postura séria e em nenhuma circunstância falar árabe (como se conseguisse...), ligou as luzes azuis rotativas, e lá fomos nós, a escoltar uma parada de cerca de uma centena de cavaleiros árabes, vestidos a rigor para participar na cerimónia...e entrámos sem ninguém perguntar nada, no meio do frenezim constante das comunicações rádio do aparato policial do evento...fomos deixados próximo da entrada principal do estádio... e este pequeno instante de história inesquécivel valeu pela noite inteira.

16 comentários:

Anónimo disse...

ola! atrevo me a dizer k és um maluco :) agora a serio, aprecio a tua paixão pela vida, a forma como a agarras e não a deixas passar ao lado. gostava de saber o k fazes tu da vida para poderes experienciar tudo isso?

continuarei a acompanhar ;)

Relógio Adiantado disse...

Caro(a) anónimo(a):

Isso é mistério...

bom, na realidade não é mesmo mistério nenhum, trabalho numa multinacional e tenho de viajar de tempos a tempos...aproveito essas oportunidades, e reservo os meus tempos livres para saborear países que não costumam ser procurados por turistas (essa praga) :)

Obrigado pelo apreço.

Anónimo disse...

hummmm, estas ultimas fotos fizeram-me sonhar um bocadinho... tenho uma vontade imensa de viajar... provavelmente em janeiro vou conhecer o leste :). qual é a multinacional? qual a tua formação? desculpa mas tenho curiosidade de te conhecer;) boas aventuras

Relógio Adiantado disse...

Caro(a) anónimo(a):

Isso sim, é mistério...

Mistério também para mim será a forma como chegaste até este lugar sem ser através de alguém ao qual eu sou conhecido (longe de mim a intenção de não te receber de braços abertos...é apenas curiosidade)

Anónimo disse...

Não importa como xeguei... a razão pela qual estamos em contacto tb não me interessa, pois nem eu sei...
mas não sou nenhum espião, k te anda a seguir e a tentar descobrir algo. ou melhor ate quero descobrir alguém com algo de interessante para dar.Estou em busca de novo conhecimento... just that

boas fotos e ah não respondeste ás minhas questões :)

Relógio Adiantado disse...

Se procuras alargar os teus horizontes, limitados pelos media e senso comum ocidentais...aconselho vivamente a conhecer libaneses, jordanos ou palestinianos...descobri recentemente que temos muito em comum (eu próprio ainda não tendo lá ido, mas tenho partilhado momentos óptimos de convivio com pessoas de lá). Partilham os mesmos genes que nós...povos mediterrâneos em grande parte parecidos a gregos, italianos, portugueses, norte-marroquinos, tunisianos...e também partilham o trato "quente" destes povos...a pequena amostra que estou a ter o prazer de conhecer revela ser educado, algo sofisticado e de mente aberta, de trato fácil e com gosto pela vida.

Relógio Adiantado disse...

E respondendo às tuas perguntas:

A multinacional é a "tourear", criação e treino de Toiros de arena e tenho formação e vasta experiência na prática tauromáquica.

Anónimo disse...

mais uma vez surpreendeste me... não diria que estivesses ligado à area tauromáquica. muito bem, algo diferente e concerteza fonte de prazer enriquecedora. Como aí foste parar?
Sim tenho muita vontade em conhecer povos diferentes ou iguais como tu acabaste de dizer, mas diferentes desta sociedade ocidental ou pelo menos portuguesa que cada vez mais me repugna. Infelizmente e pq não tenho possibilidade de fugir por agora, uma vez que preciso de euros para sobreviver, tenho um trabalho stressante e que me deixa muito poco tempo para sonhar, mas com tampo penso k poderei explorar algo k me dê mais prazer na vida. enquanto isso não acontece, vou sonhando... :) já estas por cá?
quais os teus objectivos para o futuro? como é a tua vida? k keres tu?
se não kiseres conversar cmg, transmite me essa vontade ok ?

Relógio Adiantado disse...

Caro(a) anónimo(a):

Se me é permitido, e sempre num tom de cordialidade em quantidade suficiente, vou partir de um ponto por ti referido: a sociedade do nosso país e como ela te provoca "repúgnio".

À boa e tradicional maneira portuguesa, acho saudável e nacionalista ocuparmos boa parte do nosso tempo a falar mal do nosso país. Aliás, diria mesmo que teria presunção em demasia aquele que decidisse quebrar esta tendência por exemplo com a ousadia de ir além-fronteira, espalhar a doutrina portuguesa por quem no caminho encontrasse.

Anónimo disse...

è justo o teu comentario!

Anónimo disse...

Como disse à pouco, é justo o teu comentário, mas não entendeste a razão pela qual desabafei ctg sobre tal assunto.

Anónimo disse...

Porque es tão intolerante? porque toda essa atitude, quando procurava apenas conversar ctg?
Porque?

McBrain disse...

Caríssimos, não se exaltem.

Quer seja a tourear, quer seja a "cavalgar toda a sela", o Sr. Relógio Adiantado referiu com o qual concordo: libaneses e tunisinos têm muito em comum connosco, de facto! Todos os que tenho conhecido só reforçam essa opinião!

Porém, queria referir que trabalhar na dita multinacional de toureio não é fácil (sei do que falo), e podemos ter a sorte de ter "compagnons de route" fantásticos que nos levam a conhecer sítios fantásticos, ou passamos 15 dias num belo vai-vem entre o hotel e o trabalho... porque simplesmente nada há para ver! (isso do "vá lá, há sempre alguma coisa para ver" tem limites!)

Aqui o nosso colega tem-se dado bem. Tem conhecido sangue meio-irmão, como é o magrebino (por muito que custa a alguns tapados nacionalistas e racistas), e tem conhecido muito e aberto os horizontes...

Way to go!!!

McBrain disse...

E já agora, porque é que não há fotos desta ocasião? Porquê? Porquê? :P

Relógio Adiantado disse...

É algo com que vou ter de viver: ter esta história-que-mais-parece-mentira para contar, jurar a pés juntos que aconteceu comigo e não ter nem uma foto da aventura.

A explicação é plausível: tinha acabado de vir da Q-Tel, não trazia comigo o aparato fotográfico nem havia tempo de ir ao Hotel buscá-lo... o quanto me custou não ter a minha "menina" ali comigo...

Anónimo disse...

Bem!!! Adorei ler estes comentários e conhecer um pouco mais de ti! lol...tauromaquia! lol - tu realmente...